É a mesa onde se celebra o Santo Sacrifício da Missa.É "a mesa do Senhor".(1Cor. 10,21).O altar representa Nosso Senhor Jesus Cristo,pedra fundamental da Igreja.
O sacrário é uma pequena caixa de metal,madeira ou pedra,um cofre precioso. Nele é guardada as hóstias sagradas para a comunhão dos doentes e para visitação dos fiéis. Quando se passa diante do sacrário deve-se fazer uma genuflexão,isto é,dobrar o joelho direito até o chão,em sinal de adoração e de profundo respeito.
Local fixo onde se anuncia a Palavra de Deus,normalmente se encontra numa das laterais do altar,no presbitério,e pode servir de mesa da palavra,de onde se proclama toda a liturgia da palavra.
Chama-se lugar dos fiéis, porque é aí que os fiéis estão durante a missa;também se chama nave, porque, pelo seu feitio e altura parece um grande navio ou uma grande nave.
Espaço ao redor do altar,geralmente um pouco mais elevado,onde se realizam os ritos sagrados.Esta palavra vem de presbítero, que é outro nome que se dá aos padres.
Cadeira do Bispo ou do presbítero onde deve exprimir a função daquele que preside a assembleia e dirige a oração.
Mesinha onde se colocam os objetos liturgicos que serão utilizados na celebração.
Sala onde são guardadas as vestes dos ministros e os objetos destinados às celebrações e onde os ministros se preparam.