A liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e ,em particular,do seu ministério Pascal,que é o centro da obra da salvação.Cristo,morrendo e ressuscitando,destruiu a morte e nos introduziu na vida nova.Toda vez que fazemos memória de jesus pela ação litúrgica,participamos de sua morte e ressurreição,participamos de sua Páscoa e esse fato de fé é atualizado,com aquilo que é celebrado acontece para nós e em nós hoje.
Na liturgia acontece a nossa salvação,a comunhão com a Santíssima Trindade,por isso a Igreja jamais deixou de reunir-se para celebrar o Mistério Páscal de Cristo.Mediante a liturgia,Cristo continua na sua igreja,com ela e por meio dela,a obra da nossa redenção.É Cristo mesmo,sumo sacerdote eterno da nova aliança,que agindo pelo ministério dos sacerdotes,oferece o sacrifício eucarístico.É também o mesmo Cristo,realmente presente sob a especie de pão e do vinho,que é a oferenda do sacrificio Eucarístico.
Na liturgia Deus Pai é bendito e adorado como fonte de todas as bençãos da criação e de salvação,com as quais nos abençoou em seu Filho,para dar-nos o Espírito da adoção filial.
A celebração da liturgia Eucarística comporta sempre:a proclamação da Palavra de Deus,a ação de graças a Deus Pai por todos os seus benefícios,sobretudo pelo dom de seu Filho,a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete litúrgico pela recepção do Corpo e do Sangue do Senhor.
A missão do Espírito Santo na liturgia da igreja é preparar a assembleia para encontrar-se com Cristo;recordar e manifestar Cristo à fé da assembleia;tornar presente e atualizar a obra salvífica de Cristo por seu poder transformador e fazer frutificar o dom da comunhão na igreja.
Cada assembleia litúrgica é Páscoa e Pentecostes,o mistério de Cristo é atualizado.Todos temos uma participação atuante na liturgia,tendo a mesma dignidade e importância dentro da celebração,também é verdade que nem todos tem a mesma função.