A primeira função da palavra de Deus na Missa é convocar a assembleia,fazer acontecer a assembleia para celebrar o Mistéio de Cristo.A segunda função da Palvra de Deus é anunciar a realidade de Cristo resuucitado presente no meio de nós.O Espirito Santo recorda à assembleia litúrgica o sentido do evento da salvação,dando vida à palavra de Deus,que é anunciada para ser recebida e vivida.
*Procissão e canto de entrada
O canto deve expressar a alegria de que vai participar da eucaristia e precisa levar em conta as características do tempo litúrgico e tipo de assembleia.
*Saudação do presidente da celebração
O presidente da celebração começa fazendo o sinal-da-cruz,pronunciando as palavras Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
*Ato Penitencial
Os membros da assembleia,pelo ato penitencial,expressam sua fraqueza,fazem um ato de humildade e invocam o perdão e ajuda de Deus.
*Glória
Antiguíssimo e venerável hino com que a igreja,congregada no Espírito Santo,glorifica a Deus Pai e o Cordeiro e lhe apresenta suas súplicas.
*Oração Inicial
Primeira oração presidencial que recolhe as motivações e motivações da assembleia.
O Cristo que nós escutamos é o mesmo que foi anunciado no antigo testamento:a partir do Êxodo,referência fundamental para os judeus,ao longo de toda história do povo de Deus, passando pelos Salmos e Profetas.
O povo participa nas respostas próprias,depois da primeira leitura,está sempre referido a leitura que o precede,portanto Deus continua falando com o povo.
A segunda leitura é tirada das Cartas ,geralmente,não segue o tema do Evangelho.
Constitui o ponto máximo da liturgia da Palavra,por isso sua proclamação é cercada por gestos de apreço,como aclamação e nas celebrações solenes a procissão do Evangeliario,uso de velas acesas e o incenso.Este é o momento que Cristo anunciado se encarnou num determinado tempo da História;assumiu cultura,língua e religião de um determindado povo,o povo judeu e passou no meio de nós fazendo o bem,para cumprir o projeto do Pai anunciado desde o inicio.
*Homilia
É a ocasião privilegiada para expor o mistério de Cristo no aqui e agora da comunidade,partindo dos textos sagrados,relacionando-os com o sacramento(eucaristia) e aplicando-os à vida concreta.
*Profissão de fé(Creio)
É um resumo dos principais artigos da nossa fé,que tornou-se símbolo da nossa fé professada,baseada que Jesus é Cristo.Por isso o credo expressa nossa adesão total a Cristo,sendo a vida nova em Cristo uma graça batismal,o credo foi composto para o batismo e na missa o credo nos faz retornar nossa profissão de fé batismal.
*Oração dos fiéis(oração universal)
Inclui os grandes temas da oração cristã de pedido:necessidades de igreja,pelos governantes e a salvação do mundo,pelos oprimidos e pela comunidade local.