Quando nos comunicamos usamos palavras, gestos e símbolos.Sendo a liturgia um momento privilegiado do amor de Deus,nela são usados gestos,palavras e símbolos.Quanto mais simbólicas forem as ações litúrgicas tanto mais assumirão a sua dimensão celebrativa.Os símbolos, para quem tem fé, revelam o mistério de Cristo,eles nos colocam em contato com a realidade celebrativa.
A celebração litúrgica comporta sinais e símbolos que se referem à criação(luz,água,fogo),à vida humana(lavar,ungir,partir o pão) e à história da salvação(os ritos da Páscoa).Inseridos no mundo da fé e assumidos pela força do espírito Santo,esses elementos cósmicos,esses ritos humanos,esses gestos memoriais de Deus se torna portadores da ação salvadora e santificadora de Cristo.
Destinado à Eucaristia, o pão significa: união,alimento e vida.Como o alimento se torna “um” com o homem,Deus quer unir os homens em comunhão.Alimentar a vida,a comunhão – é este o conteúdo da realidade simbólica do pão eucarístico.E Jesus disse:" Eu sou o pão vivo descido do céu.Quem comer deste pão viverá eternamente.O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (Jo 6,51).
Lembra a generosidade de Deus,servido nas festas significa:alegria,felicidade.Feito de muitas uvas exprime união,fusão dos corações.
Recordamos o dom precioso da vida.No batismo esta vida vem e deve ser conservada como o dom,mediante a fé é também comunhão com a vida trinitária e com os irmãos.
A unção com o óleo significa consagração,benção e reconhecimento da parte de Deus e especial distinção diante dos homens.Tornando o símbolo do Espírito de Deus.
É símbolo de bênção,transmitir o dom do Espírito Santo,um cargo,uma missão.O gesto da imposição das mãos será vivamente,presente na liturgia dos sacramentos.
Ele ilumina,purifica,consome,destrói.O fogo novo na Vigília Pascal significa Cristo.Invocando o Espírito Santo rezamos:“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor”.
São as primeniras letras do alfabeto grego,que são aplicadas a Cristo,princípio e fim de todas as coisas.
São as iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator,que significam:Jesus Salvador dos homens.
Significa Cristo,pois as iniciais da palavra peixe em grego-IXTYS-explicavam quem era Jesus:IESUS CRISTÓS TEÓS YÓS SOTÉR-Jesus Cristo,Filho de Deus Salvador.
São a iniciaias das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum,que significam:Jesus Nazareno Rei dos Judeus.
O triângulo equilátero representa a Santíssima Trindade.