A liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo.Em volta deste núcleo fundamental da nossa fé,celebramos no ano litúrgico a memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa e de cada comunidade.O ano litúrgico "revela todo mistério de Cristo no decorrer do ano,desde a encarnação e nascimento até ascenção,ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor".
Por meio da celebração do ano litúrgico,a igreja propõe aos fiéis um caminho espiritual através da vivência da graça própria de cada aspecto do Mistério de Cristo,presente e operante nas diversos tempos litúrgicos.
Para fazer memória do mistério,a liturgia se utiliza de três ritmos diferentes:o ritmo diários,ritmo semanal e o ritmo anual.
Acompanhando o movimento do dia,tendo como referência a presença do sol,que é símbolo de Cristo,o povo de Deus faz memória de Jesus Cristo,nas horas do dia,pela celebração do Ofício Divino,daí decorre o nome"Liturgia das Horas".
O ritmo semanal é marcado pelo domingo,o dia em que o senhor se manisfestou ressuscitado(cf Mc 16,2;Lc 24,1;Mt 28,1;Jo 20,1).Neste dia,pois,devem os fiéis reunir-se em assembleia para ouvirem a palavra de Deus e participarem da eucaristia,e assim recordarem a paixão,ressurreição e glória do senhor Jesus.O domingo é o principal dia de festa que deve ser lembrado e incultuado à piedade dos fiéis:seja também o dia da alegria e da abstenção do trabalho.
O ano litúrgico compreende dois tempos fortes:o Ciclo Pascal,tendo o Tríduo Pascal,a Quaresma como preparação e o Tempo Pascal como prolongamento e o Ciclo do Natal,com sua preparação no Advento e seu prolongamento até a festa do Batismo do Senhor e o Tempo Comum.
Celebra a Morte e a ressurreição do Senhor,que realizou a obra de redenção humana e da perfita glorificação de Deuspelo seu mistério pascal,quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida
Tempo de preparação para a Páscoa.Inicia-se com a quarta feira de cinzas durando até a Missa da Ceia do Senhor.
Tempo entre os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes,tempo de alegria e da exultação,um só dia de festa.
São quatro semanas de preparação ao natal,se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.
É o tempo entre as primeiras vésperas do natal do Senhor até a festa do Batismo do Senhor.É a comemoração do nascimento do Senhor,entre os homens.
São 33 ou 34 domingos é dado pela leitura contínuas do Evangelho.Os textos nos relata fatos de dos seguimentos de Jesus.